31ª Festa da Colônia de Gramado

por  Jéssica Cristina Dutra Moretto     

Vem aí… a Festa da Colônia de Gramado, um grande evento reunindo as tradições italianas, alemãs e portuguêsa. De 28 de abril a 15 de maio Gramado te espera!

 A 31ª Festa da Colônia de Gramado acontece de 28 de abril a 15 de maio, no complexo do Expogramado, em Gramado (RS). O evento celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento do município.

Em Gramado, a relação entre colonos, moradores e turistas tornaram-se mais próxima em janeiro de 1985, quando ocorreu a primeira edição da Festa da Colônia de Gramado, no antigo ginásio de esportes da Prefeitura (ficava em anexo ao atual prédio da municipalidade). O evento ocorreu de 5 a 13 de janeiro, sendo parte da programação da 11ª Festa das Hortênsias. As primeiras edições foram de dois em dois anos, chegando em 2022 à 31ª edição.
Repetindo 2021, este ano a festa será totalmente presencial, com os atrativos que envolvem a comunidade e os turistas. A novidade são o retorno dos Jogos Rurais e o Desfile de Carretas.

O evento terá 18 dias de duração, funcionando diariamente das 10h às 22h no complexo do Expogramado. Não abrirá somente nas quartas-feiras, 4 e 11 de maio.

Feira de Produtos
A força das agroindústrias do município poderá ser conferida na Feira de Produtos, onde serão comercializadas compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias, vinhos, cervejas e artesanato rural.

Escolha das Soberanas
A escolha da Rainha e Princesas da Festa da Colônia 2023/2024 ocorrerá no dia 15 de maio, às 18h. No Palco Origens serão eleitas as sucessoras das atuais soberanas: Rainha Maxine Fassbinder, da localidade do Quilombo Alto, e princesas Alessandra Carina Grauer, da Linha Marcondes, e Mariana Pereira, da Linha Carahá.

Festa dos Espantalhos
Os espantalhos serão decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, transformando-se numa atração divertida e muito peculiar. Nas lavouras, este tipo de peça é utilizado para espantar os pássaros das plantações. Este concurso possibilita que as empresas locais participem, deixando seus bonecos estilizados, contribuindo para o embelezamento do evento e expondo também a sua marca. A abertura do concurso que elegerá o espantalho mais criativo, ocorrerá no dia 30 de abril, às 16h.
O vencedor receberá um Espantalho de Cristal, da Cristais de Gramado

Bandinhas e Grupos Folclóricos
No Palco Pró-Cultura, que fica em frente aos Biers, ocorrem apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão.

Escolinha Rural
Este espaço tradicional será palco de visitas guiadas, diariamente, incluindo oficinas
de brinquedos, pintura de ilustrações temáticas e Cozinhas da Oma e da Nonna. É uma oportunidade para vivenciar as culturas dos descendentes de alemães e italianos.

Espetáculo Origens
A contribuição dos descendentes de imigrantes alemães, italianos e portugueses para o desenvolvimento de Gramado é contada neste espetáculo que une música, dança e teatro. Através de personagens que representam as três etnias, os espectadores conhecerão parte do cotidiano dos colonos, suas lutas e sonhos que transformaram Gramado em uma cidade próspera. As apresentações estão previstas para os dias 30 de abril e 14 de maio, às 20h.

31ª Festa da Colônia de Gramado
Desfile de Carretas

A carreta puxada por bois é um equipamento característico nas propriedades rurais, tanto para locomoção como para transporte de produtos. Durante a Festa da Colônia, as diversas localidades do interior decoram carretas com elementos próprios da colônia, como produtos típicos, utensílios e equipamentos usados na atividade rural.
O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 7 e 14 de maio, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto.

Jogos Rurais
Os jogos são uma das formas de integração dos colonos nas suas residências e sociedades. Durante a Festa da Colônia, cinco competições representarão estas atividades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 Setes e 66. Os jogos ocorrerão em espaço próprio no complexo do Expogramado.

Fornos de Barro
Em fornos de barro, famílias do interior produzirão, diariamente, cucas, pães, biscoitos, apfelstrudel (bolo de maçã) e o pãozinho com linguiça. Este espaço deverá reunir sete famílias de diversas localidades do interior de Gramado.

Café da Colônia
O autêntico café da colônia será servido em um espaço que lembra uma casa no interior. Será atendido pela Família Wolf, da Linha Gambelo.

Bier Platz
O tradicional bolinho de batata, pastéis, batata e aipim fritos, estão entre as iguarias que serão oferecidos no Bier Platz, que promete mais uma vez ser um ponto de encontro na Festa da Colônia. O chopp é um dos eacompanhamentos tradicionais.

Cozinhas da Oma e da Nonna
As culinárias alemã e italiana estarão presentes nas cozinhas da Oma e da Nonna. Nesta edição, elas retornam com o fogão campeiro e serão atendidas por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com 90 expositores.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo - Gramadotur. Patrocínio master Laghetto Golden. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções.
A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Emater.
Serviço:
31ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)
Quando: de 28 de abril a 15 de maio de 2022.
Fechado nas quartas, dias 04 e 11 de maio.
Demais dias da semana das 10h às 22h.
Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

Fotos: Cleiton Thiele / Assessoria de Imprensa: Gerson Sorgetz