Vai viajar com seu pet? Fique atento aos documentos!

por  Jéssica Cristina Dutra Moretto     

Você sabe que os documentos dos pets, assim como os nossos, são fundamentais para viagens?

Saiba do que você precisa para viajar com seu pet neste verão, para que a sua viagem não seja prejudicada pela falta de documentação necessária!

As exigências variam conforme a empresa de viagem e o local de destino, tanto nacionais quanto internacionais.

Para as viagens nacionais, são necessários documento de vacinação e atestado de saúde emitidos por um médico veterinário.

Quanto a vacinação, os animais com mais de 3 meses de idade precisam estar vacinados contra o vírus da raiva por no mínimo 30 dias antes da viagem e no máximo um ano. Caso o prazo de vacinação tenha sido superior ao estabelecido ou não for possível comprovar a administração, por meio de carimbo e assinatura de um médico veterinário, é necessário fazer reaplicação 30 dias antes da viagem.

O atestado de saúde é um documento exigido pelas companhias aéreas, companhias de ônibus e marítimas, emitido pelo médico veterinário que comprova que o pet está saudável e pode viajar. Esse documento deve ser emitido no máximo 10 dias antes da viagem.

Para viagens internacionais, os documentos solicitados podem variar conforme companhia e país de destino, então é importante informa-se com antecedência para providenciar a documentação necessária. Dentre esses, além de documento de vacinação e atestado de saúde, são necessários Certificado Zoossanitário Internacional, que é emitido pela MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Passaporte para Trânsitos de Cães e Gatos e Certificado Veterinário Internacional, que são emitidos pela VIGIAGRO (Vigilância Agropecuária Internacional).

Alguns locais podem solicitar exame de sorologia de raiva e/ou leishmaniose como complemento do atestado de viagem e microchip, os quais também devem ser emitidos com antecedência.

Texto: Victor Casola – Médico veterinário
Instagram: @veterinariovictorcasola
CRMV/RS 17472
Contato: (54) 99929-1212

Foto:
@bob_marley_goldenretriever